segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O que esperar de A Esperança ou Mockingjay? Último livro da trilogia dos Jogos Vorazes.




     Depois do lançamento de Em Chamas, e a quebra de recordes que o filme levou batendo em muitos queridinhos do cinema, muitos fãs estão ansiosos para o novo filme da trilogia. Mas terão que esperar um “bocadinho”, pois as gravações do filme começaram a serem gravada agora, e o filme será divido em duas partes, portanto o grande finale será exibido somente em novembro de 2015, enquanto isso o livro está ai para suprir a ansiedade das pessoas, o melhor livro da trilogia vem acumulando elogios ao logo do seu lançamento desde 2010,  Mockingjay  vem tendo muitas crítica positivas, talvez seja pelo fato dele dar uma nova cara ao tema de  distopia, misturando reality show com a crítica ao um sistema totalitário.  Esse livro vem muito mais sombrio e perturbador para todos os personagens da saga, muitas perdas e decisões urgentes são tomadas sob pressões no livro. O sentimento de dúvida em quem confiar é vivido por Katniss o tempo todo ao logo das páginas, ela está bem mais frágil nesse livro, apesar de sempre demonstrar o oposto a isso. 
    
   A questão de quem confiar que Katniss vive é pelo fato de se perguntar se realmente os rebeldes estão em busca de uma mudança no sistema ou se estão querendo somente mudar os personagens que lideram esse regime. Como encontrar um final feliz para uma personagem que já passou por tantas coisas horrendas? Acredite Suzanne Collins encontrou um final, que podemos dizer que sim, é feliz, mas em nenhum momento ela tira a realidade de Katniss, ou deixa demonstrar que tudo ficou um “mar de flores”, que agora tudo está perfeito, por mais que tudo tivesse bem, Katniss jamais esqueceria o que foi vivido e as perdas que foram sentenciadas, para obter essa mudança tão imensamente sonhada e que nada se transforma de um dia para outro, que muitas lutas ainda viram.

    
   Muitos elogios foram feitos aos filmes que se mostraram fieis aos livros, o simples fato do escritor, ter uma participação ativa no processo de composições dos roteiros é essencial para ajudar a não perder o foco do objetivo central do filme, que é tentar transmitir da forma mais detalhista o que tem no livro, e é claro ganhar méritos para isso. Então, é fundamental que o autor dê palpites em tudo, por que ele criou aquilo e não existe uma pessoa melhor para fazer isso, do que o criador. É muito desestimulante quando você ler um livro,  gosta dele, tem ótimas expectativas para o filme, e quando você vai assisti-lo, ele não tem absolutamente nada haver com o livro, somente os nomes dos personagens e a ideia central, às vezes nem isso. Isso é muito frustrante.

  
  Eu tenho ótimas expectativas para os Jogos Vorazes: A Esperança, eu espero que eles possam dar o máximo de fidelidade ao filme. E que o tempo passe rápido, por que todos querem ver (CUIDADO SPLOILER) Katniss cantando a música da árvore forca, o Peeta tentando matar a Katniss, o casamento de Finnick e Annie ou Prim na chuva de paraquedas explosivos, pelo menos eu quero.  O que nos resta é esperar, somente isso. Nada mais.





p.s: E para você que ainda não teve a oportunidade de ler A Esperança e que está com ódio de mim por que eu dei sploiler, não fique com raiva, ainda dar tempo de começar a ler. Não deixe para depois, não perca.

2 comentários:

  1. Acho q se A Esperança for tão bom e tão fiel aos livros quanto os outros foram, vai ser perfeito! Adoro jogos vorazes, a história é emocionante e envolvente!
    Beijo, lindo o blog, já estou seguindo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir