sábado, 14 de dezembro de 2013

Resenha do livro Divergente







Olhe onde eles nos levaram. Os seres humanos, de um modo geral não podem ser bons por muito tempo antes do mal rastejar de volta e envenenar-nos outra vez”.
  
  Divergente é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Veronica Roth é uma história que trás um cenário de uma Chicago futurística em que a sociedade é dividida por cinco facções abnegação, amizade, audácia, franqueza e erudição. Aos dezesseis anos todos os jovens  de cada facção precisão passar por um teste e teram que escolher  em qual facção eles querem viver.  A narração é em primeira pessoa, narrada pela personagem Beatrice Prior "Tris”.

   O livro tem uma narrativa bem simples, mas é inundada por confusões de pensamentos da personagem principal, uma característica comum de uma narrativa em primeira pessoa.
   O enredo da história se divide basicamente em:

Primeiro: Apresentar ao publico as condições de estado em que aquela sociedade vive, explicar o sistema e por que ele foi imposto. Junto a isso, vêm à questão das discussões, imposições, dúvidas da personagem principal que se mostra nas primeira parte do livro bem tensa em relação a sua grande dúvida, em qual facção ela terá que escolher.

Segundo: Mostrar as consequências das escolhas de “Tris” e onde isso a levará, e aquela tensão no início do livro que é vivida por “Tris” só vai aumentar e nessa parte finalmente ela percebe que não importa em qual facção esteja ela sempre estará pisando em campos minados, devido a uma característica natural que ela possui. Nessa etapa do livro, mostra os testes de níveis que cada individuo de uma facção tem que passar pra se tornar oficialmente daquela facção, não se sabe quais testes são feitos ou o que acontece em outras facções isso é uma das limitações de ter uma narrativa em primeira pessoa.  “Tris” narra todos os testes de sua facção, em certos momentos algumas narrativas ficam lenta e mórbidas, devido a pouca ação, mas logo isso é mudado.

Terceiro: Chega a hora do grande clímax da história, um conflito decorre nessa parte do livro, mostra o amadurecimento tanto físico e psicológico de “Tris”, as narrativas de ação e lutas são muito bem detalhadas pela a autora, nessa parte “Tris” terá que  fazer novas escolhas e novas responsabilidades e fardos surgiram. Dando assim, um espaço para a sequência que é Insurgente.

   Há várias comparações da trilogia Divergente, com outra trilogia que está fazendo um grande sucesso que é Jogos Vorazes, há vários comentários que dizem as séries se parecem muito, acredito eu, que o que pode ser dado como algumas comparação é as duas terem o mesmo tema como ideia central, uma distopia.

Portanto, se você ainda não leu Divergente, e está em busca de livro com uma leitura simples, esse livro é uma boa opção.

6 comentários:

  1. Amei demais esse livro! É uma história completamente diferente de todas que já li, acho que é pq como vc disse, é uma leitura simples. É aquele típico livro que você não consegue parar de ler e lê tudo em 2 dias hahaa, ótima resenha. beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Divergente está na minha lista de leituras a algum tempo, mas ainda não tive chance de ler.
    Muito boa sua resenha, abraços.
    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá logo conseguir esse livro!!É muuito perfeito,eu li em 1 dia e meio...é muita curiosidade!!
      umlivroemummilhao.blogspot.com.br

      Excluir
  3. Uau, estou bem a fim de ler esse livro, assim que der de cara com ele, não vou dispensá-lo. Parece ser ótimo e já vi muitos elogios sobre a história. Parabéns pela resenha e pelo blog.
    Beijos, Lery. :D
    http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu estou doidinha por esse livro.
    Amei o blog. Bjos
    Bee

    ResponderExcluir
  5. Amooo! Adorei seu modo de escrever, beijos.
    Seguindo!

    ResponderExcluir