quarta-feira, 19 de março de 2014

A Importância dos Sebos


 


Você já comprou em um sebo? Você sabe o que é sebo?
Muitas pessoas não tem o conhecimento da existência dos sebos ou sabem o que são, mas nunca conheceram um.

Sebos é um nome dado a livrarias que compram, vendem e trocam livros usados.

Os sebos no Brasil surgiram no século dezenove, no império. Mas teve influencia da Europa que já desde o século dezesseis as pessoas tinham o costume de venderem e trocarem livros usados, e essa prática se perpetuou até hoje.

Os livros que são vendidos nos sebos geralmente o preço é menor em relação a outros livros que são vendidos em livrarias comuns. Mas quando se trata de livros raros como primeiras edições de clássicos e livros autografados esse preço pode variar, tornando-se certas vezes mais caros do que em outras livrarias comuns. Normalmente grande parte do público que frequenta essas livrarias são estudiosos e colecionadores. Há milhões de sebos espalhados por todo o Brasil, muitos deles localizados no centro da cidade ou próximos a universidades.

Hoje, a tecnologia ajuda muito a distribuição de sebos por todo o Brasil, através de vendas de livros sebos pela a internet. Sim. Você pode comprar livros sebos pela a internet, o site Estante Virtual lhe proporciona isso. Mas, se você for comprar livros sebos pela a internet fiquem atentos as informações dos livros, como ano de lançamento, estado da capa, e procure ver se tem a foto do livro que está sendo vendido, para evitar possíveis frustrações ao receber o livro.

Quando você entra em uma loja sebo a sensação é que o tempo parou, você ver nas prateleiras vários autores de gêneros e épocas diferentes, e isso te dar uma satisfação esplêndida.  Lembrando que é possível você encontrar livros novos nos sebos, até mesmo encapados, é raro, mas é possível. (Eu já encontrei e comprei dois livros novos e encapados em uma loja sebo, por um preço muito pequeno.)

Se você ainda não conhece uma loja sebo, não deixe de conhecer, você ficará admirado com a qualidade dos livros que existem nessas lojas. E não acredite no conceito de que os livros seminovos, não são valiosos ou que não lhe dará a mesma satisfação do que a compra de um livro novo. Achar a primeira edição do seu livro preferido, isso que a verdadeira satisfação. 

14 comentários:

  1. Eu compro reiteradamente - tratam-se de livros às vezes nunca lidos, novos, no plástico, outras vezes são lidos mas com aspecto de novo e o preço então...maravilhosos. Tem que pesquisar! ADORO o www.estantevirtual.com.br! Vale a pena porque alguns livreiros tem uma demanda grande de livros novos, lacrados, e colocam de 50 a 90% o preço lá embaixo. Basta ler a descrição do livro e, se tiver dúvidas, enviar um e-mail para o vendedor perguntando sobre o aspecto do livro. Compensa! Abraço!!!
    http://caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom o estante virtual, para mim é o melhor.

      Excluir
  2. Olá, Clair! Adorei a postagem, realmente as pessoas não dão tanta atenção assim aos sebos, mas concordo com cada palavra que você disse e, nossa, fiquei toda arrepiada com a sensação de entrar no lugar e o tempo parar, é bem assim! Parabéns pela postagem! :D

    Visite também em: www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, acredite é exatamente essa sensação, é esplêndido. :)

      Excluir
  3. Eu vivo indo no sebo kkk
    Mas o daqui da minha cidade não é muito bom não, tem uns livros mais caros do que na loja!!
    Vida de leitor não é fácil, mesmo kkk

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, dependendo do exemplar o preço pode ser bem mais caro do que em uma livraria comun.

      Excluir
  4. Sebos são os grandes amores da minha vida, compro mais livros nelas do que em livrarias conceituadas, por motivos de sou pobre kkkk.
    Como moro em SP, a sebo do Messias é o paraíso. Sempre vejo gente falando que nunca ouvir falar dela ou "que que é sebo?" choro só de lembrar. Hoje em dia tem bancas que são sebos, meu avô tinha uma (bons tempos).
    Adorei a postagem, acho que vou fazer uma falando sobre as de SP, se você não se importar é claro.
    Beijos.
    http://k-katharsis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não, quanto mais pessoas falando sobre as lojas sebos melhor!

      Excluir
  5. Eu nunca vi esse tal de sebo não.
    http://escritorpaulo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, agora vocÊ sabe o que é, onde comprar, e a importância das lojas sebos, pelo menos é o que eu penso. :)

      Excluir
  6. Oi Clair, amei seu texto sobre sebo! Eu acho os sebos uma coisa interessante para a cultura, ao repasse de livros já usados por uns.
    Voltei a usar meu blog, o Rato de Biblioteca! Estava sem tempo e agora pretendo continuar, apesar de ter uma plataforma quase nula, senti falta, isso aqui é bem bacana <3
    Abraços, e... O novo layout está lindo de morrer *--*

    http://umratodebiblioteca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, é improtante a divulgação dessas lojas, por que elas fazem parte da história, e quanto mais pessoas usando, falando e divulgando os sebos, melhor para a nossa cultura. :D

      Excluir
  7. Oi! Passando pra dizer que te indiquei para o desafio de visitar uma biblioteca!

    http://caixinhadadea.blogspot.com.br/2014/04/desafio-visite-uma-biblioteca.html

    Abraço!

    ResponderExcluir