sábado, 22 de fevereiro de 2014

Resenha e comentários do livro A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar de Esther Earl com Lori e Wayne Earl.




Editora: Intrínseca

Apenas seja feliz, e, se você não conseguir ficar feliz, faça coisas que o deixem feliz. Ou fique sem fazer nada com as pessoas que o fazem feliz.

Uma biografia admirável e cheia de sentimentos genuínos torna essa obra algo... Puro. A famosa Esther, a menina que inspirou o GRANDE Verde (John Green) a escrever A Culpa É Das Estrelas, nos trás suas felicidades, medos, sonhos, histórias, desejos e entre muitas outras coisas de adolescentes ao longo dessas quatrocentas e trinta sete páginas. Nesse livro é reunido desenhos, cartas, diários, e-mails, comentários de amigos, e da família de Esther.

O livro se torna algo difícil e intenso ao longo das páginas, por que simplesmente você sabe que tudo aquilo, foi vivido, literalmente. Muitas pessoas, nerdfighters, fãs do Verde mesmo conhecendo por um “filtro” a história da Esther através de matérias na internet, ou até mesmo quando o Verde falou pela a primeira vez de Esther em seu vlog (vlogbrothers, canal do youtube onde John e Hank Green fazem vídeos) quem não era próximo a Esther, como amigos, e sua família não sabia muito bem o que estava acontecendo com ela. E esse livro é uma forma de mostrar tudo isso, tudo o que ela viveu e o que ela venceu.

A introdução é do Verde, ele fala como conheceu a Esther e como ela de certa forma o “salvou”.

Não deixe de conferir esse livro belíssimo que NÃO conta uma história de uma “pobre” garota que tinha câncer, ele é totalmente diferente que isso. Não pense que ira encontrar uma garota que se lamenta por que está doente de uma doença terminal ou que se senti sozinha, sem amigos ou diversões. Esther com certeza foi feliz como toda pessoa deveria buscar ser.  



Comentários: Quando eu soube por um “filtro” a história da Esther ela já não estava mais nesse mundo. Eu vi os seus vídeos no youtube(cookie4monster4) “ri de alguns deles, principalmente de um que ela está com o seu irmão, e eles cantam uma música com a edição acelerada’’(chilling with abe (vid/August 4suas fotos com o Verde e amigos. Eu fiquei de certa forma abalada, por que eu sabia o quanto essa doença é feroz e destroçante. Passei algumas horas refletindo sobre aquela história que não parecia real, para uma adolescente. Diagnosticada com câncer na tireoide tão nova e no auge da infância, várias vezes na minha vida eu me questionei sobre a existência de um deus, mas a Esther, em nenhum momento questionou isso, ou melhor, ela sabia que ele tinha planos extraordinários para ela. Questionar é importante, mas não podemos anular nossa fé, pois ela é que nos matem vivos. Na madrugada de um novo dia, que ainda era noite,  escrevi um texto, sobre a Esther, sobre as estrelas que surgem na terra somente para nos motivar e nos inspirar a ser uma pessoa melhor. E nesse momento eu olhei para o céu que incrivelmente estava limpo, sem nenhuma nuvem, e vi as estrelas, e em milésimos de segundos  eu imaginei que ela estaria vendo tudo isso, rindo, e que talvez ela realmente tivesse conhecido Hogwarts, eu espero que sim.

A carta que Esther escreveu para si e para os pais quando ela tivesse dezessete anos, ela não pode ler, por que ela viveu até os dezesseis,  ou as palavras que o pai dela escreveu em seu funeral te fazem refletir e tirar lições para que você possa começar a compreender o que realmente é viver e o quanto a sua família é importante para você.

No livro há uma parte do diário da Esther,(quem puder ler livro verá isso) que ela fala sobre o que você realmente tem vontade de fazer, e ela diz que devemos fazer o que podemos e o que desejamos fazer, não precisamos deixar nada para depois.
Existem pessoas extraordinárias e especiais na terra, infelizmente não poderemos conhecer todas elas, e a Esther ela era uma dessas pessoas, e as pessoas que puderam estar com ela, essas já estão iluminadas, o incrível de tudo isso é saber que outras pessoas e famílias que passam por essa mesma doença grotesca podem ser ajudadas, através da ONG sem fins lucrativos que os pais da Esther fundaram tswgo.org

Eu não sei de muitas coisas, mas de uma coisa eu tenho absoluta certeza.  A história de Esther se tornou de todos nós, e se transformou em algo infinito. Não importa quanto tempo passe, quantas terras renasçam.  A Estrela sempre será infinita. Sempre. 











6 comentários:

  1. Muito bom sua resenha. Esse livro é uma fonte de sentimentos indescritíveis.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Me parece ser um livro muito bom! Parabéns belo blog, ele é maravilhoso!
    Adorei a resenha!
    Beijos
    eujaliesselivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pra ler esse livro, mas tenho medo de chorar!
    Beijos
    Tabatha Cuzziol
    http://aproveiteolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cleysla, indiquei seu blog para responder uma TAG, espero que goste: http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/2014/03/tag-versatile-blogger.html
    Bjos
    Tabatha

    ResponderExcluir
  5. Oi, Clair! Desculpa não ter passado aqui pra comentar antes :S Parabéns pela resenha, está linda! Eu ainda tenho que resenhá-lo, pois na leitura chorei tanto que não tive coragem. Vou ver se releio logo para colocar no blog. Beijos!

    Letícia Valle
    http://litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir